Você precisa conhecer Pamukkale
- viajando100pressa
- 28 de ago. de 2017
- 4 min de leitura
Quando decidimos vir para a Turquia fizemos uma longa uma pesquisa na internet “o que fazer na Turquia”. Pamukkale foi um dos primeiros destinos que apareceu. Ficamos encantados e não tivemos dúvidas sobre conhecer aquele lugar.

O que é Pamukkale?
Pamukkale significa Castelo de Algodão. Não preciso nem explicar o motivo do nome, né? Esse lugar é um conjunto de piscinas termais de origem calcária. Confesso não me recordar a data de surgimento desse lugar, mas pode pensar em milhares e milhares de anos atrás. O calcário é responsável por essa coloração branca. Todos os anos esse “monte” aumenta de tamanho por conta do depósito do mineral.

Pelas fotos até dá a impressão de que o solo é “fofinho” hahaha mas é como uma rocha mesmo. Não escorrega e é até bem áspera, tanto que saímos de lá com a impressão de ter feito uma esfoliação nos pés, pois estavam macios macios.

Conhecemos um geólogo que mora na região e ele nos contou que se uma pessoa passar uma semana sendo banhada por essa água, sem se mover, ela petrifica. Por motivos óbvios ninguém irá testar isso, né!? Rs
Esse mesmo geólogo nos contou que os recorrentes terremotos aqui na Turquia (sim, terremotos leves acontecem a todo momento aqui) tem diminuído o nível de água das termas. Talvez por isso tenhamos visto várias delas vazias...
Mas ainda há várias piscinas cheias! É possível entrar nelas, mas não se recomenda entrar de roupa, pois a coloração dos tecidos pode contaminar a água.
O que é Hierápolis?
No mesmo local você também poderá conhecer as ruínas de Hierápolis, cidade construída no séc 2 a.c. Não é por acaso que a cidade foi construída nos arredores de Pamukkale, os romanos adoravam se banhar nas termas. O local era tão famoso que Cleópatra até mandou construir uma pisciana para ela. Hoje em dia a piscina é aberta ao público e são cobradas 35 liras para tomar banho lá.

A ruína mais famosa é a do anfiteatro, onde ocorriam lutas entre homens e animais.
Segue uma curiosidade para vocês:
Romanos e gregos tinham o hábito de construir anfiteatros, mas para fins diferentes. Os gregos realizavam apresentações de drama e comédia, na maioria das vezes em homenagem às divindades. Já os romanos preferiam as lutas entre homens e também animais.
Mas o passeio pelas ruínas se estende por uma porção de arcos, moradias e uma espécie de cemitério. Quando vimos a primeira construção pensamos se tratar de uma casa bem pequena, mas depois descobrimos que na verdade eram túmulos para as famílias. Com um andar dedicado aos entes mais velhos e outro aos filhos.


Tem várias plaquinhas explicativas durante todo o trajeto.
Vale bastante a pena o passeio!
Como chegar em Pamukkale?
Ao redor de Pamukkale há uma pequena cidade que recebe o mesmo nome. A cidade é bem pequena e vive do turismo. Há opções de hotéis, pensões e vários restaurantes, tudo a preços acessíveis.
Os ônibus de turismo não vão direto para lá, eles chegam e partem de Denizli, cidade a 20km. De lá você pode pegar uma mini van para Pamukkale. As vans saem a cada 30 minutos e custam 3,5 liras turcas. Também há a opção de ir de avião de Istambul para lá ou de trem para quem sai de Izmir.
Para as demais origens a única alternativa é o ônibus mesmo. Mas podem ficar tranquilos pois os ônibus na Turquia são ótimos e super baratos. Pagamos 30 liras por cada passagem e ficamos muito surpresos com o conforto, limpeza e organização das empresas de ônibus. Nós sempre pesquisamos as opções de ônibus pelo site obilet.com.
Eu preciso pagar um tour para visitar Pamukkale?
Não! Nós acreditamos que não há necessidade de contratar nenhuma agência para fazer esse passeio. A cidade é exatamente ao lado, então para chegar lá não é necessário pegar nenhum ônibus ou táxi, dá para fazer tudo a pé. E lá dentro do parque também é possível conhecer tudo a pé.
Por se tratar de um lugar histórico as explicações de um guia podem enriquecer o passeio, mas não é extremamente necessário, pois há várias plaquinhas explicativas em turco e inglês. A entrada custa 35 liras por pessoa. O parque abre às 8h e fecha após o pôr do sol.
O tour custa em média 95 liras e é uma opção para quem prefere o conforto de uma van com ar condicionado ao invés de bater perna. Esse valor inclui a entrada do parque, um almoço e a van.
Quanto tempo eu devo ficar em Pamukkale?
É passeio para um dia. Eu e o Rafa somos BEM enrolados rsrsrs gostamos de passear bem devagarinho, registrando tudo, então demoramos 7h. Mas é possível conhecer tudo em bem menos tempo, cerca de 3h/4h.
Sendo assim, não é obrigatório dormir na cidade. Para quem está viajando com menos tempo disponível é possível fazer um tour saindo bem cedinho de outra cidade e voltando no final do dia. Você também pode pegar o ônibus que vai para Denizli, dormir lá mesmo e pegar uma van pela manhã.
Vimos várias fotos lindíssimas do pôr do sol nas termas, mas não tivemos condições físicas de esperar para ver, pois chegamos muito cedo e estávamos exaustos. Nós fomos pela manhã, mas notamos que no período da tarde as piscinas ficam um pouco mais vazias e com a coloração mais azul. Também vimos muita gente chegando para começar o passeio por volta de 16h30, provavelmente para assistir o pôr do sol.
Não esqueçam de levar protetor solar, boné ou chapéu e roupas de manga comprida para proteger do sol.
Outra dica bacana é levar alguns snacks, já que lá dentro as comidas e bebidas são mais caras. Também leve uma garrafa de água pois é muuuito calor, especialmente agora no mês de agosto.
Para quem quiser mais imagens e informações um vídeo que fizemos sobre esse passeio.
Comments