top of page
  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Tudo sobre trabalho voluntário - Workaway

  • Foto do escritor: viajando100pressa
    viajando100pressa
  • 11 de set. de 2017
  • 3 min de leitura

O workaway é um site que reúne ofertas de trabalhos voluntários e candidatos a voluntários no mundo todo. É uma opção que ajuda a baratear muito a viagem e ainda aprender novas habilidades.

Não existe uma regra de acomodação ou alimentação. Cada host oferece o que pode em troca do trabalho que precisa. As opções que mais vemos são, trabalho em hostel, hotel, ajuda com crianças, professores de línguas, ajuda com construção civil, com jardim, etc. E não pense que para fazer um trabalho voluntario você precisa ficar 3 meses no lugar. Cada host precisa de algo diferente, então têm trabalhos de 1 semana a 6 meses. Alguns trabalhos ainda se comprometem a te contratar após um período x de teste. Se você tem alguma habilidade, pode fazer uma pesquisa adaptada ao seu perfil e ver em qual lugar do mundo tem uma oportunidade bacana para você.

Para você que está interessado em opções de hospedagem gratuitas, sugerimos dar um lida também no nosso post sobre o couchsurfing.

Como funciona?

Para você que quer viajar, basta se cadastrar no site e pagar uma anuidade. Esse pagamento é obrigatório, já que sem isso não é possível enviar mensagens aos hosts. Na nossa opinião vale muito a pena, mesmo que você pretenda usar apenas 1 ou 2 vezes no ano. Você pode fazer o cadastro individual e o de casal, como nós fizemos.

Você seleciona o continente, o país e o estado que pretende viajar, então pode colocar uma palavra chave. Uma lista de hosts estará à disposição para que você abra os perfis que mais te interessam. Leia com calma! No perfil você vai encontrar informações preciosas. Caso se interesse pelo trabalho ou tenha alguma dúvida, é só mandar uma mensagem. Informe as datas que está planejando ir e veja a disponibilidade da pessoa.

Para pessoas que precisam de ajuda

Cadastre-se no site e preencha seu perfil explicando direitinho a oportunidade de trabalho. Informações que são importantíssimas constar: como é o trabalho, quantas horas por dia, quantos dias de folga, o local do trabalho e da acomodação, as refeições que vai oferecer, quanto tempo pretende que pessoa fique, se há transporte público disponível, quais os atrativos próximos ao local, etc.

Ai é só aguardar o contato dos viajantes.

Trabalhos voluntários que cobram

Na nossa cabeça cobrar por um trabalho voluntário não faz muito sentido. Eu estou me candidatando para ajudar, oras! Pq diabos ainda preciso pagar por isso? Pois é, mas tem muito trabalho voluntário por aí pago. E no workaway não é diferente. Geralmente trabalhos mais disputados, como ajuda em orfanatos, com idosos ou animais "exóticos", cobram uma taxa. Alguns cobram 5 dólares por dia, só para ajudar com as despesas de alimentação e outros cobram mais caro.

Na Ásia vimos várias oportunidades que cobravam essas taxas, mas em geral eram em locais bem pobres e o dinheiro mais servia para ajudar as famílias do que realmente pagar a nossa alimentação.

O que nós sugerimos sempre é: leia as referências sobre o trabalho! É sempre importante saber o que outros voluntários acharam, se gostaram ou não da oportunidade. Se realmente trata-se de um trabalho voluntário sério ou só alguém se aproveitando da boa vontade alheia.

.

Avaliação do workaway

Esse é um item muito importante! Após ter participado do trabalho voluntário você deve fazer uma avaliação sobre como foi. É importante ser bem sincero sobre como foi o trabalho, a acomodação, a interação com outros voluntários e com a pessoa que te recebeu. Dessa maneira você ajuda outros possíveis candidatos. Seja sincero!

Workaway para casais

Muita gente nos pergunta como nós fazemos para achar trabalho voluntário se somos um casal, se trabalhamos no mesmo horário, no mesmo local ou se ficamos separados. Pois bem, se você está viajando com namorado(a) obviamente vai buscar oportunidades em que os dois possam estar juntos, por isso deve fazer o perfil para o casal, não o individual. O segundo passo é procurar por oportunidades de trabalho que aceitem mais de uma pessoa. No nosso primeiro trabalho queriam nos colocar trabalhando em turnos diferentes, mas isso nos impediria de fazer passeios ou qualquer outra coisa juntos. Conversamos e insistimos dizendo que para nós era de extrema importância trabalhar no mesmo horário e acabou dando tudo certo. Tudo é conversado, gente!

Espero que as informações tenhas sido bastaaaante úteis! Ainda essa semana vamos publicar um segundo post falando sobre o motivo pelo qual não curtimos muito o nosso segundo trabalho voluntário aqui na Turquia.

Comments


Por onde passamos.

Tailandia
Koh Lanta
Railay
Krabi
Bangkok
Phi Phi
Vietnam
Ho Chi Minh
Can Tho
Rússia
Moscou
Nepal
Katmandu
Camboja
Siem Reap
Phonm Phenm
Myanmar
Mandalay
Bagan
Inle Lake
Portugal
Lisboa
Brasil
Jalapão
bottom of page