top of page
  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

O que fazer em Izmir, Cesme e Alaçati

  • Foto do escritor: viajando100pressa
    viajando100pressa
  • 28 de ago. de 2017
  • 4 min de leitura

Gulbache, o vilarejo

Como contamos no post anterior, fomos parar em Gulbache por conta de um trabalho voluntário e para poder aprender kitesurf. O vilarejo é bem pequeno, e praticamente o único atrativo para turistas é o kitesurf. Nem a praia é convidativa, já que não tem ondas, venta MUITO, é muito rasa e tem muitas plantas dentro. Descrevendo assim parece um lugar horrível hahaha mas não é! A questão é que é o lugar perfeito para esportes de vento, não para pegar uma praia.

Se você quer chegar no vilarejo precisa ir de Izmir (52 km) ou Urla (14 km). Há vans que saem das duas cidades e vão para lá. Custam 4 liras e são bem novinhas. Você também pode pegar um táxi, mas se prepare para pagar mais de 100 liras.

Para se hospedar não há muita opção. Na verdade a única acomodação que vimos por lá foi a Urla Kite Surf, mas depois ficamos sabendo que há mais umas 2 ou 3 pousadas. Ah, logo na entrada da cidade fica a Universidade de Engenharia de Izmir. Passamos de ônibus por lá e vimos que é enorme e os prédios são bem bonitos. Jovens de toda aquela região vão estudar lá.

Cesme

Toda essa região de Izmir é bastante desenvolvida, organizada, limpa e segura. Mas acho que é chegando em Cesme que você tem certeza que as pessoas têm dinheiro. É tudo lindo! As ruas, as lojinhas, restaurantes, os jardins e especialmente AS PRAIAS! Nós levamos um susto quando chegamos às praias de lá. São vários tons de azul, água calminha e na temperatura perfeita!

Ah, mas primeiro vamos falar sobre como chegar em Cesme.

Se você está em Urla ou Izmir há ônibus direto para lá. Como nós só pegamos o ônibus que sai de Urla, só poderemos informar os valores do trajeto de lá. Se não me engano, saem uns 3 por dia. O bilhete custa 10 liras e a viagem demora entre 30 e 40 minutos.

Na verdade, o melhor método que nós encontramos foi ir até a rodovia e pedir carona. É a maneira mais rápida de sair de Gulbache para Cesme. Não tem como dar errado, já que todos os carros que passam por aquela pista estão indo na mesma direção. Fizemos isso 4x e nunca demoramos mais de 10 minutos esperando. E pode confiar, é seguro pedir carona naquela região! As pessoas são extremamente solicitas, até mesmo quando não falam uma única palavra de inglês.

Depois faremos um post mais detalhado sobre essa experiência de pedir carona Aqui na Turquia.

Voltando ao assunto......

Chegando em Cesme você pode fazer quase tudo andando ou pegar um van que passa por dentro da cidade. Uma boa sugestão é dar uma passadinha no centro de informações para pegar um mapa e dicas sobre os melhores lugares para se visitar. Nós batemos muita perna, entramos em quase todas as lojinhas e passamos em frente ao castelo, mas decidimos não entrar. Um lugar lindo de se visitar é a área do porto. Lá perto há restaurantes lindos e a vista para os barcos é incrível.

Mas vamos falar sobre nossas queridinhas, as praias!

A primeira praia que nós fomos fica pertinho do Hotel Sheraton (não sabemos o nome dela). O mar é perfeito, o único problema é que os barzinhos e hotéis ocupam toda a faixa de areia, então você praticamente não tem lugar para ficar se não consumir alguma coisa. É bem cheio lá, provavelmente por ser bem no meio da cidade.

Mas a nossa praia favorita fica no distrito de Altinkun (ainda Cesme). Pegamos uma van bem em frente ao centro de informações e descemos no último ponto. Que lugar fantástico! É uma praia bem grande, limpinha e com um azul inesquecível.

Nós ficamos tão encantados que alugamos um jetski por 12 minutos, 100 liras. Não é barato, mas valeu cada segundo! O Rafa pilotou "com emoção" e curtimos demais brincar naquele mar tão azul!

Andamos um pouquinho mais adiante e encontramos um pedacinho da praia vazio. Dá uma olhada nesse vídeo que fizemos.

Mais uns cinco minutos de caminhada e nos deparamos com essa praia cheia de brinquedos infláveis, puffs, espreguiçadeiras e até um balanço lindo na beirinha do mar. Demais esse lugar!!! Não é cobrado nada para entrar, mas prepare o bolso se vc pretende tomar um cerveja, 20 liras a mais barata.

Alaçati

Nós passeamos apenas umas duas ou três horinhas pelo vilarejo, mas foi o suficiente para nos apaixonarmos. Fofura é a melhor palavra para definir. Anos atrás Alaçati era predominantemente habitada por idosos, assim como quase todos os vilarejos na Turquia. Mas com o passar do tempo o turismo foi crescendo tanto que os jovens voltaram para lá e passaram a investir em comércios para atender os visitantes.

Todos os barzinhos, restaurantes e cafés têm uma decoração toda especial, as ruazinhas são cheias de flores, é tudo decorado nos mínimos detalhes. As construções quase todas são de pedras, as ruas de paralelepípedo. Cenário perfeito para uma viagem romântica! Não nos cansamos de tirar fotos lá.

Mas prepare-se caso você pretenda se hospedar por lá, pois as diárias são bem salgadas. Nós até queríamos passar uma noite lá, pois ouvimos muitos elogios aos eventos noturnos, mas não conseguimos achar nada mais ou menos próximo ao nosso orçamento.

Para finalizar esse post, apenas um comentário sobre Urla e Izmir. Não chegamos nem a passar 1 noite em ambas cidades, apenas algumas horas. Mas nessas horas foi possível notar que são duas cidades bem organizadas e bonitas. Sempre que precisam resolver coisas de "cidade grande", os moradores de Gulbache recorrem a Urla por conta da proximidade. De lá há ônibus para todos os vilarejos próximos e para vários destinos populares na Turquia.

Comments


Por onde passamos.

Tailandia
Koh Lanta
Railay
Krabi
Bangkok
Phi Phi
Vietnam
Ho Chi Minh
Can Tho
Rússia
Moscou
Nepal
Katmandu
Camboja
Siem Reap
Phonm Phenm
Myanmar
Mandalay
Bagan
Inle Lake
Portugal
Lisboa
Brasil
Jalapão
bottom of page